Como as fibras auxiliam na redução do colesterol.
- giselecarvalhonutr
- 21 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Fez o seu check-up anual e o seu colesterol está alto?

Saiba que a mudança de estilo de vida é fundamental em conjunto com o medicamento (quando há indicação) receitado pelo médico para reduzir o colesterol. Dentro dessas mudanças está a alimentação saudável.
A inclusão de fibras solúveis na alimentação saudável têm um papel de destaque na melhora do colesterol. Elas possuem a capacidade de formar um gel viscoso no intestino. Essa capacidade faz com que elas se liguem aos ácidos biliares no intestino, aumentando a sua excreção nas fezes e reduzindo a sua reabsorção hepática.
Essa redução dos ácidos biliares estimula a síntese de novos ácidos biliares, processo que reduz o colesterol disponível para se incorporar em lipoproteínas.
Além disso, as fibras solúveis e o amido resistente são fermentados no intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta. Os ácidos graxos de cadeia curta acidificam o cólon, reduzindo assim a solubilidade dos ácidos biliares e aumentando a excreção deles pelas fezes.

As fibras solúveis mais estudadas para redução do colesterol são:
Psyllium
Ingestão de psyllium está associada a redução de LDL-c e Colesterol Total. Ingerir diluído em água, em doses fracionadas antes das principais refeições.
Aveia
Ingestão de Farelo de aveia (a aveia que tem maior teor de betaglucanas - fibras solúveis) está associado a redução de LDL-c
A recomendação mínima de ingestão de fibras ao longo do dia é de 25g.
Invista em alimentos ricos em fibras na sua alimentação como legumes, verduras, frutas, sementes, leguminosas e cereais integrais.
Com o aumento da ingestão de fibras também é importante estar atento a ingestão adequada de água.

Referências utilizadas no post:
Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76
Soliman, G.A. Dietary Fiber, Atherosclerosis, and Cardiovascular Disease. Nutrients 2019, 11, 1155. https://doi.org/10.3390/nu11051155






Comentários